O número de queixas contra os  bancos aumentou 32,40% no mês passado, frente a janeiro,  revela o "Ranking de Instituições mais Reclamadas", divulgado pelo Banco Central  na terça-feira (17). Novamente, o atendimento liderou as  reclamações.
Considerando as 11 instituições financeiras com mais de um  milhão de clientes, o total de reclamações atingiu 2.734 casos em fevereiro,  contra 2.065 um mês antes.
HSBC lidera
No segundo mês do ano, a  liderança do ranking ficou com o HSBC, cujo índice de reclamações foi de 5,84 a  cada 100 mil pessoas.
Na sequência, vieram Nossa Caixa, Itaú, Bradesco e  Santander. Na tabela abaixo, é possível verificar o índice de reclamações de  fevereiro e janeiro deste ano e fevereiro de 2008, para os cinco primeiros  colocados, e a principal reclamação:
    
        
            | Instituição | 
            Índice Fevereiro 2008 | 
            Índice Janeiro 2009 | 
            Índice Fevereiro 2009 | 
            Principal  reclamação | 
        
        
            | HSCB | 
            4,17 | 
            2,13 | 
            5,84 | 
            Atendimento (24,07%) | 
        
        
            | Nossa Caixa | 
            1,96 | 
            3,16 | 
            2,98 | 
            Circ. 3289 (32,05%) | 
        
        
            | Itaú | 
            - | 
            2,01 | 
            2,87 | 
            Atendimento (21,92%) | 
        
        
            | Bradesco | 
            - | 
            2,32 | 
            2,68 | 
            Liquidação Antecipada (27,46%) | 
        
        
            | Santander | 
            3,36 | 
            - | 
            2,63 | 
            Fornecimento de Informações  (32,61%) | 
        
    
(*) Calculado como sendo o número  de reclamações válidas dividido pelo número de clientes  e multiplicado por 100.000
Fonte: Banco  Central
BC tem autoridade para punir
O Banco  Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por  qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as  que dizem respeito ao atendimento  ao cliente bancário.
As punições previstas em lei não se limitam à  abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo  chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado  financeiro.