Quem pensa que o crescimento  dos negócios  deve ser preocupação apenas do dono da empresa está enganado. Em cargos de liderança, é importante  atentar a isso também. Desse crescimento depende a existência (e sobrevivência  harmoniosa) da equipe.
Levantamento realizado pela Robert Half mostrou  que existem aspectos que prejudicam o fortalecimentos dos negócios e um deles é  não considerar os efeitos da economia sobre os clientes. Eles também sofrem com  as adversidades. Por isso, em um momento de turbulência econômica, como a crise  vivenciada, pesquisar e compreender as ideias do seu público ajudarão a adaptar  melhor seus produtos e serviços.
Sacrificar a qualidade também é  prejudicial ao fortalecimento dos negócios, já que compromete a imagem do produto ou do serviço  prestado. Não permita que a qualidade seja afetada porque a equipe está  sobrecarregada.
Outros problemas
Confira abaixo outros fatores  que prejudicam o crescimento da empresa  e que foram apurados pela Robert Half:
    - Fazer os cortes errados: ao reduzir despesas, tome cuidado para não diminuir  o nível dos serviços oferecidos ao cliente;
      
    - Tirar o foco da linha de frente: você tem certeza de que aquela pessoa em  contato com o cliente está fazendo a abordagem de maneira correta? Se a  impressão passada for errada, pode-se perder os clientes  atuais e os em potencial. Não precisa nem comentar o efeito disso nos  negócios;
      
    - Não pedir ajuda para ampliar os relacionamentos comerciais: quando for  apropriado, envolva os membros de outras áreas com a equipe comercial. Isso  levará a empresa a ampliar os relacionamentos com os clientes que já existem,  assim como a identificar e contatar novos clientes potenciais;
      
    - Deixar funcionários de "mãos atadas": fortaleça a equipe, para que tome  decisões que garantam experiências positivas para clientes e consumidores.  Forneça informações sobre como solucionar dilemas, e analise as decisões dos  profissionais que estão ao seu redor, informando o que fizeram corretamente e o  que poderia ter sido melhor;
      
    - Não encantar seus clientes: sempre que puder, faça com que seus clientes  saibam que são importantes e respeitados.