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No Brasil e no mundo, a IA deixou de ser apenas um “hype” e entrou de vez no dia a dia das empresas. E a realidade não é diferente entre os negócios de pequeno porte.
Estudos recentes do Sebrae, principal entidade de apoio ao empreendedorismo no país, mostram que 44% das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) já usam alguma ferramenta de IA.
A perspectiva positiva em relação à tecnologia no longo prazo também já a coloca em posição privilegiada nos planos de negócios e investimentos para os próximos anos.
De acordo com um estudo da Microsoft, 75% das micros, pequenas e médias no país estão otimistas em relação ao impacto da tecnologia, enquanto 73% devem manter ou iniciar seus investimentos em IA.
Os dados evidenciam uma tendência clara: a IA deixou de ser promessa e passou a ser prioridade estratégica. Mas, diante desse movimento acelerado, surge a dúvida entre muitos gestores: por onde começar?
A adoção eficiente da tecnologia nos negócios exige mais do que investimento: demanda planejamento, adaptação de processos e, principalmente, alinhamento com os objetivos do negócio.
Para agregar a IA à sua PME, confira as principais estratégias e dicas de empreendedores que já iniciaram as suas jornadas com a tecnologia:
A Vaapty, franquia de intermediação de veículos, começou sua jornada com a inteligência artificial pelo básico.
Adotando uma IA “de prateleira”, com funcionalidades comuns e facilmente aplicáveis em qualquer tipo de negócio, a Vapty pôde, com o tempo, evoluir nessa frente, adaptando tecnologias já existentes no mercado, como OpenIA e Gemini.
Na prática, a rede desenvolveu recursos para automatizar funcionalidades que atendem a necessidades específicas do mercado em que está inserida: o de compra e venda de veículos.
Na lista estão um painel de monitoramento, um banco digital proprietário voltado para o setor automotivo e o serviço de perícia cautelar veicular feito totalmente por IA.
Em conjunto, a tecnologia própria criada com base em IAs já existentes gerou 60% de economia aos franqueados e 20% de crescimento na receita da rede, afirma o CEO, Ycaro Martins.
Para quem quer implementar IA no dia a dia operacional, e então adaptá-la para mais eficiência — como fez a Vaapty —, o empreendedor recomenda a atuação próxima de um especialista, para que a aplicação da tecnologia não se descole do modelo de negócio da empresa.
“Antes de fechar uma nova tecnologia, traga um especialista no assunto para o seu time, alguém que tenha sinergia com o modelo de negócio, pois ao fazer isso de forma independente, sem muito conhecimento, há o risco de gastar muito e não receber a plataforma esperada", diz.
Com uma infinidade de opções à disposição, é difícil decidir os rumos do investimento em tecnologia, especialmente diante de uma lista crescente de provedores de softwares dotados de IA.
Na Fast Tennis, rede especializada em academias de tênis, a escolha se tornou um pouco mais simples graças à associação com a startup Play Fast, plataforma de gestão digital.
A empresa se aproximou da Play Fast ao adotar a inovação aberta, modelo no qual startups desenvolvem soluções para problemas específicos de outras empresas, em um modelo de cocriação e que fomenta a criatividade.
O intuito da Fast Tennis era melhorar a experiência dos clientes — praticantes do esporte que buscavam mais praticidade ao agendar e cancelar aulas.
Com a plataforma da Play Fast, a Fast Tennis passou a permitir agendamentos, facilitar pagamentos e também identificar padrões de comportamento e preferências de cada aluno, incluindo possíveis chances de cancelamento de matrícula e agrupamento de turmas por nível de experiência, com base em machine learning.
“Para quem deseja seguir esse caminho, aconselho o investimento em soluções específicas para seu setor, uso IA para resolver tarefas com alto custo humano e focar sempre na melhoria da experiência do cliente”, aconselha o CEO da rede, Lucas André.
O market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios residenciais e comerciais, têm utilizado a IA como uma densa base de dados com potencial de determinar escolhas estratégicas da rede.
Por meio da análise de informações em tempo real, a rede ajusta o mix de produtos de cada ponto de venda e também personaliza ofertas.
“A inteligência artificial tem nos ajudado a transformar dados em decisões mais rápidas e assertivas”, afirma Eduardo Córdova, CEO e sócio-fundador do market4u, que reforça a importância de aplicar IA nos negócios para além da automação de tarefas repetitivas, mas como um aliado na captura de dados que possam influenciar passos estratégicos da operação.
Com a ferramenta de IA voltada à precificação, por exemplo, o market4u altera o preço dos sortimentos com base no comportamento de consumo de cada região, e já aplica a tecnologia a 75% de suas unidades.
A automatização de tarefas e a redução de falhas humanas foi o que motivou a Singular Serviços, empresa da área de facilities, a adotar inteligência artificial.
Em pouco mais de cinco meses, a rede pôde driblar alguns dos principais problemas que encarava, como as falhas humanas, dados desconectados e dificuldade em alocar equipes de limpeza de forma mais eficiente.
“Como os cronogramas de limpeza e segurança não eram acompanhados com precisão, havia riscos de falhas na execução do serviço. Também havia um alto custo com contratações e sobrecarga de trabalho”, lembra o CEO da empresa, Harrison Júnior.
Com a IA, dados sobre os trabalhos planejados e realizados em áreas como limpeza e segurança passaram a se integrar, permitindo identificar rapidamente desvios operacionais e falhas que antes poderiam passar despercebidas. Além disso, a IA passou a atuar de maneira preditiva, antecipando necessidades e identificando gargalos com base no comportamento dos clientes, dados de vendas e histórico de inadimplência.
Já os ganhos financeiros vieram em forma de economia ao reduzir contratações desnecessárias, incluindo em funções manuais que hoje são totalmente automatizadas.
Para o executivo, o segredo para adotar IA de forma eficiente em uma PME está em começar com aplicações simples e ter clareza dos problemas que se deseja resolver. "Mais do que automatizar, a IA precisa ser útil no dia a dia. A tecnologia certa, usada do jeito certo, faz toda a diferença", afirma.
O resultado do posicionamento, na Singular Serviços, foi uma economia superior a 20% em custos operacionais.
Para a Lavô, rede de lavanderias, o melhor uso para IA está relacionado à personalização da jornada do cliente. O segredo está em melhorar a experiência dos clientes das lavanderias, oferecendo ao público um nível de personalização similar ao entregue por consultores especialistas.
De maneira “invisível” a rede usa IA para analisar dados, mapear o perfil dos usuários — com base em informações como horário e perfil de uso — para sugerir ajustes e melhorar a jornada (com cupons personalizados, por exemplo), e assim fidelizar a clientela.
Para empresas que desejam seguir esse caminho, a dica é usar a IA para flexibilizar a entrega, e usar os dados para adaptar o serviço ao comportamento real do cliente, avalia Angelo Max Donaton, CEO da Lavô.
“Personalização, quando guiada por tecnologia, vira diferencial competitivo”, diz.
Apesar dos ganhos em produtividade em virtude da automação e redução do trabalho operacional, a substituição da mão de obra humana deve ser vista com cautela. Eficiência e humanização devem caminhar lado a lado, oferecendo uma experiência ágil, mas também contextual, ao cliente final.
“A dica é não usar a IA apenas como ferramenta de automação, mas sim como uma aliada estratégica para impulsionar o crescimento do seu negócio”, afirma Renata Barbalho, fundadora e CEO da Espanha Fácil, empresa de consultoria de imigração, cuja aplicação de IA por meio de assistentes virtuais, chatbots e uma IA própria tem eliminado substancialmente o tempo de atendimento ao cliente e análise documental.
Segundo Renata, a tecnologia não substitui a atuação humana por completo. "Busque o equilíbrio entre o atendimento humano e o suporte tecnológico, garantindo uma experiência mais eficiente, segura e personalizada para o cliente", comenta.
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Atualizado em: 19/08/2025 11:34 |